Nem só de vinho é feita a degustação no Sul do país. Em Garibaldi, os espumantes são as atrações das vinícolas como Peterlongo, Chandon, Don Laurindo e Cooperativa Garibaldi. O cenário - rodeado por colinas e parreiras, além de arquiteturas típicas européias - é um convite para conhecer as fábricas da glamourosa bebida e a saborosa gastronomia regional, sempre harmonizada com borbulhas. Os tours guiados apresentam os setores de produção e de elaboração do produto, terminando sempre com degustação e, obviamente, na compra de algumas garrafas.
Os verbos comer, beber e comprar, aliás, são os mais conjugados na região. Como resistir ao salame de javali e aos variados queijos artesanais produzidos na Estrada do Sabor, perfeitos para acompanhar os espumantes que serão levados na mala?
Brinde: Ótimos espumantes são produzidos aqui!
Foto: Carlos Ben - Prefeitura de Garibaldi
Foto: Carlos Ben - Prefeitura de Garibaldi
Aproveite o embalo para comprar, com desconto, saca-rolhas, petisqueiras, baldes para garrafas e talheres em aço inoxidável diretamente da fábrica da Tramontina, que fica nos arredores, na cidade de Carlos Barbosa.
Para curtir algumas atrações típicas de uma só vez, embarque na maria-fumaça, que parte de Bento Gonçalves.Roteiro Histórico apresenta construções antigas, igrejas e museus
O passeio começa com distribuição de suco de uva e vinho na estação de origem e termina na cidade vizinha de Carlos Barbosa - uma parada estratégica é feita em Garibaldi, com muita música e brindes de espumante. A viagem dura cerca de duas horas e é animada por grupos folclóricos que se apresentam nos vagões. É possível fazer o caminho inverso também.
De volta à cidade, faça o Roteiro Histórico. Trata-se de uma caminhada pelo Centro para apreciar as construções do início do século 20, com influências européias. Entre elas estão a Mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz e o Museu Municipal, com objetos dos imigrantes. O tour pode ser feito também em um caminhão adaptado,o Tim-Tim.
Além do inverno, quando as baixas temperaturas tornam clássicas as viagens pelas serras gaúchas, programe uma visita à região entre os meses de setembro e outubro de um ano ímpar. No período acontece a Fenachamp - Festa do Espumante, com exposições de produtos, feiras, cursos de degustação e shows. Na capital brasileira das borbulhas, o passeio só pode mesmo terminar com muitos brindes!
0 comentários:
Postar um comentário