quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Saiba como funciona o novo sistema FastPass+, na Walt Disney World

Como Funciona o FastPass+ nos parques da Disney
O FastPass é uma forma de organizar sua visita aos parques da Disney. Com ele você pode programar a sua ida a uma determinada atração, enquanto vai a outras, sem programaç
ão ou horário agendado. Isso ajuda muito a aproveitar melhor sua visita aos parques, principalmente em épocas muito movimentadas, ou se você tem poucos dias para visitar os parques. Em épocas movimentadas, por exemplo, a espera para uma atração mais concorrida, como o Soarin’, no Epcot, pode chegar a 240 minutos, isto mesmo 4 horas! Isto, evidentemente, nos picos de visitação, como entre Natal e Ano Novo e outras épocas de férias ou feriados americanos.

Se você já utilizou o serviço FastPass, na época em que você inseria o seu ticket em uma máquina, que em geral se encontrava ao lado da entrada da atração pretendida, e de lá era expelido outro ticket, com a janela de horário (normalmente de uma hora de duração) no qual você deveria voltar e entrar na atração em uma fila especial, com espera mínima ou até mesmo sem espera, você usou a versão anterior, que não é mais válida.
Disney sem Catracas
O ticket passou a ser de plástico duro, como um cartão de crédito, e com um chip RFID. Antes da mudança ele era de papel firme.

Esqueça tudo o que você havia lido ou sabia sobre a versão anterior do FastPass (aquela de papel).

Placa do FastPass na entrada da atração Captain EO, Epcot
Placa do FastPass na entrada da atração Captain EO, Epcot
O FastPass mudou completamente. A versão nova do FastPass, chamada de FastPass+, e tem algumas vantagens em relação à versão antiga. Uma das principais vantagens da versão atual é não haver mais a necessidade de ir até a atração duas vezes. Uma para a retirada do FastPass (que era um bilhete de papel, do qual sentiremos saudades pois acabava sendo um souvenir quando não utilizado), e a outra visita para a experiência da atração em si.
Hoje, você agenda os seus horários nas atrações desejadas (quando disponíveis) ou com antecedência, pelo site da Disney e aplicativo My Disney Experience, ou nos quiosques no próprio parque. Mas em vez de ter de ir em um Kiosk para cada atração, você reserva todas as atrações em um só Kiosk. Para fazer o agendamento pelo site da Disney ou aplicativo você já precisa ter adquirido seus ingressos para os parques Disney.

O que são estes tais Kiosks?

Os Kiosks são terminais com telas sensíveis ao toque, onde você pode fazer suas reservas, ou até mesmo fazer alguma alteração, no sistema FastPass+.

Como funciona hoje o sistema FastPass+?

Atualmente, só podem fazer suas reservas pelo site ou app com antecedência de até 60 dias, quem optar por se hospedar em um dos hotéis do complexo Walt Disney World.
Quem não se hospeda em hotéis Disney (Day Guests) tem uma janela de 30 dias para agendar seus FastPasses.

Os Day Guests também podem fazer suas reservas de Fastpass+ com antecedência de 30 dias

Atualização: A partir de 31/03/2014, quem não for se hospedar nos hotéis da Disney também passou a poder fazer agendamentos com antecedência mesmo que menor (30 dias) para as atrações do sistema Fastpass+. A diferença é que, os Day Guests (quem não estiver hospedado em hotéis Disney), assim como os Annual Passholders (possuidores de algum passe anual), só poderão fazer suas reservas com 30 dias de antecedência.
Esta é certamente uma forma da Disney dar um benefício adicional às pessoas que preferirem se hospedar em um de seus hotéis que, exatamente por ficarem localizados dentro do complexo Walt Disney World, são também consideravelmente mais caros do que hotéis de qualidade semelhante fora do mundo Disney.

O que são “Day Guests”? Eu sou um deles?

Os “Day Guests”, como são chamados os visitantes que se hospedam em hotéis fora do complexo Disney ou em casas de aluguel temporário, e também os “Passholders”, pessoas que possuem um passe anual.

As mudanças no sistema FastPass+ são para melhor?

Todas estas modificações são, segundo a Disney, para facilitar a vida das pessoas e, sem dúvida, diminuir a necessidade de ficar andando de um lado para o outro do parque para pegar o FastPass de papel, e depois voltar ao mesmo local para usufruir da atração, algo que não agradava a todos.

Quais eram as características e limitações do FastPass de papel?

Aconteciam alguns abusos do sistema. Havia inclusive os casos de grupos de excursão, em que todos entregavam seus tickets de acesso ao parque para o guia, que ia sozinho até as máquinas de FastPass de papel para a retirada de um FastPass por integrante do grupo, tudo isso para poupar trabalho (caminhada) dos seus clientes. Este tipo de atitude enfurecia os usuários normais do sistema, que no máximo estavam retirando FastPasses para uma família de até 6 pessoas e acabava por congestionar a fila da máquina de retirada do FastPass clássico.
Outra limitação do sistema de papel era que, você só poderia pegar o segundo FastPass quando a sua primeira atração entrasse em sua janela de uso. Por exemplo, você entrou noMagic Kingdom de manhã e correu para a atração Space Mountain (lembre-se, naquela época não existia ainda a atração Seven Dwarfs Mine Train) para retirar seu FastPass de papel, que tinha a sua janela de uso das 9h45 até às 10h45. Isso significava que às 9h45, inicia o seu horário de retorno à atração Space Mountain, era também o primeiro momento em que você poderia retirar outro FastPass para, vamos dizer, a atração Splash Mountain. Isso fazia com que às 9h45, ou você estaria na Splash Mountain retirando outro FastPass, ou na Space Mountain aproveitando o seu primeiro.

Cruzar o parque várias vezes durante o dia era algo comum

Os visitantes mais letrados (e fisicamente aptos), faziam essas idas e vindas com prazer, mas grandes famílias, e pessoas que viajam com idosos, acabavam pegando às vezes só um FastPass, ou, no máximo, um para a parte matutina, e outro para a parte da tarde ou noite.
Com o sistema novo, você agenda todas as atrações no mesmo momento, o que acaba com a correria de idas e vindas até as atrações (duas vezes por atração, lembram? Uma para retirar o Fastpass de papel, e a segunda para usufruir da atração).

O horário reservado é para um horário específico, ou uma janela de tempo?

O FastPass+, assim como seu predecessor, reserva sua experiência para uma janela de uma hora, e não um horário exato. Neste quesito não houve mudanças. Ou seja, se o seu horário reservado for entre 13h30 às 14h30, você poderá curtir uma vez a atração dentro deste horário. Apesar de não ser oficial, na prática os “Cast Members”, acabarão lhe deixando entrar na atração até 5 minutos antes, e até 15 minutos depois de sua janela de horário.

Você continua podendo pegar quantos FastPasses quiser?

Não, pois outra mudança que foi implementada é a inclusão de um limite no número de FastPasses+ que podem ser utilizados no mesmo dia. Este limite é algo entre 2 e 4 Fastapasses+ por dia, dependendo do parque em questão e do movimento do parque naquele dia. Em nossos testes recentes (Outubro de 2015) encontramos sempre o limite de 3 FastPasses por dia.

Qual o custo do FastPass+?

Não há custo algum para usar o sistema FastPass+, mesmo que você não esteja hospedado nos hotéis Disney. Este é um diferencial importante em relação ao sistema Universal Express, do concorrente Universal Orlando Resort. Lá, somente os hóspedes doshotéis da Universal usufruem deste sistema “fura filas” gratuitamente. Os “day guests” por lá precisam pagar por este opcional, e não é nada barato (isso acontece também com os hóspedes do novo Cabana Bay Resort).

Existem FastPass+ para todas as atrações?

Há várias atrações em cada parque que possuem o sistema FastPass+, mas não são todas. Há ainda atrações que trabalham com o sistema FastPass+ apenas em algumas épocas do ano.

Pode-se ir à mesma atração mais de uma vez ao longo do dia?

Outra mudança diz respeito à possibilidade de experienciar uma mesma atração mais de uma vez no mesmo dia. Antes, com a versão antiga do FastPass, era perfeitamente possível, desde que respeitadas as regras de espera mínima para a retirada de um segundo FastPass, que você utilizasse o “Fura Fila” mais de uma vez na mesma atração. Com o FastPass+, isto não é mais possível. Se você quiser ir à mesma atração mais de uma vez no mesmo dia, somente uma das experiencias pode ser feita através do uso do FastPass+, na(s) outra(s) você precisará esperar na fila normal.
Uma exceção à esta regra parece funcionar assim: Você utiliza as 3 marcações que fez para o dia e, somente depois disso, você passa a ter a possibilidade de marcar mais um ou 2 FastPasses se estes estiverem disponíveis (ainda não consegui testar esta abordagem para poder confirmar).

É possível escolher qualquer atração para as reservas de FastPass+?

Você, na nova versão do FastPass+, não poderá mais escolher livremente todas as atrações que irá experienciar com o sistema “Fura Fila”. Algumas combinações não serão possíveis. Normalmente as limitações aparecerão quando você tentar optar por mais de uma atração “Headliner” no mesmo dia, ou seja, ir a mais de uma das atrações mais concorridas no mesmo dia usando o FastPass+ possivelmente não será possível. Se você escolheu de saída a Space Mountain para usar o “Fura Fila”, possivelmente terá de ir à atração Big Thunder Mountain Railroad utilizando a fila normal.
O que acontece na prática é que as atrações foram divididas em 2 grupos, A e B. Nunca estarão todas as principais atrações no mesmo grupo. E normalmente você fica limitado a escolher uma atração de um dos grupos, e duas atrações do segundo grupo.

Como eu saberei meus horários de retorno às atrações agora que não há mais os cartões com os horários impressos?

Na situação atual, existem basicamente dois “formatos” de tickets, um deles é o cartão rígido com RFID, e o outro, para quem se hospeda nos hotéis da Disney, uma pulseira, chamada de MagicBand.
No início da implementação deste novo sistema, somente quem tivesse uma MagicBand poderia marcar e fazer alterações nas suas reservas de FastPass+, o que limitava esta opção aos hóspedes dos hotéis Disney.
Agora esta limitação já foi retirada.
Você pode imprimir suas marcações de FastPasses ainda no Brasil, logo depois de realizá-las pelo site ou aplicativo My Disney Experience. Esta abordagem não é necessária, já que você pode consultar (e até alterar) suas marcações utilizando novamente o site ou app. Mas mesmo assim, você pode querer levar a impressão para o parque no caso de ocorrer algum problema com o app ou com no caso de a bateria do seu celular se esgotar ao longo do dia.

Pode-se agendar duas idas à mesma atração?

Infelizmente não, você pode ir à alguma atração quantas vezes quiser no mesmo dia, mas somente uma fazendo-se valor do benefício do FastPass+.

Preciso agendar para cada membro da minha família individualmente?

Somente se você preferir. Durante o processo de seleção das atrações no Kiosk, no site, e também no app My Disney Experience, uma etapa do menu lhe questionará se você prefere adicionar mais algum visitante à mesma seleção de horários. Assim sendo, você pode adicionar todos os cartões do seu grupo ou família, e ter todo mundo com os mesmos horários de reservas para as mesmas atrações. Isso só vale a pena, é claro, se todos tiverem os mesmos interesses.

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