sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Lista do que você precisa saber pra uma viagem a Orlando


Fiz essa lista do que você precisa saber pra uma viagem a Orlando porque quando eu estava pesquisando sites sobre Orlando não encontrei nenhuma lista parecida, e pra “juntar” toda essa informação deu um trabalhinho considerável. Também estava procurando por onde começar, então essa lista é uma boa base pra você explorar cada assunto em detalhes.
Uma viagem a Orlando pode parecer simples à primeira vista, mas se você quiser realmente aproveitar os parques ao máximo, precisa fazer um bom planejamento – senão corre o risco de ficar mais tempo que o necessário em filas, não encontrar os personagens que você gostaria, perder shows e desfiles bacanas, não conseguir comer nos lugares mais legais, enfim, tem muita coisa a ser pensada e programada se você quer aproveitar tudo que os parques tem a oferecer, principalmente os parques da Disney.
Começando pelo princípio: você já decidiu que vai fazer uma viagem a Orlando. Se você ainda vai comprar passagem aérea, fique de olho no site Melhores Destinos, que vive divulgando promoções ótimas pra Orlando (e outros lugares também).
Essa lista é pra te ajudar a pensar em tudo que você precisa programar e decidir antes da viagem. Não interessa qual será a sua escolha, o importante é que antes de embarcar você entenda o que cada uma das perguntas abaixo significa e tenha a sua própria resposta pra elas (mesmo que a resposta seja: não estou interessado nisso). Assim você vai saber que não esqueceu de nada, que não vai perder alguma coisa legal só porque não sabia que existia. Essa lista está em constante modificação (já atualizei várias vezes)!
ATENÇÃO: No momento a Disney está com 2 promoções: desconto em hotéis ou desconto no plano de alimentação, de janeiro a abril de 2016 (e tem algumas datas com desconto em hotel em dezembro de 2015, antes do Natal e Ano Novo). Entre em contato pra me pedir um orçamento, sou agente Disney (e de outros parques também) e posso fazer as reservas e te ajudar com o planejamento da viagem. Posso vender em até 10 vezes sem juros em reais.
  1. Planejamento: você sabe quais são os parques existem atualmente em Orlando e quais parques quer visitar?
    Atualizado em janeiro de 2015: Vamos lá: parques da Disney – Magic Kingdom,Animal KingdomEpcotHollywood Studios e os parques aquáticos Typhoon Lagoon eBlizzard Beach. Da UniversalUniversal Studios e Islands of Adventure, parque aquático Wet’n’Wild. Do grupo SeaWorldSeaWorld OrlandoDiscovery Cove e o parque aquático Aquatica. Do grupo Lego (em Winter Haven): Legoland Florida eLegoland Water Park. Total: 14 parques. Ainda tem outras atrações que não são parques: Downtown Disney (que vai virar Disney Springs em 2015) e Universal CityWalk, em Orlando e a NASA (Kennedy Space Center) em Cabo Canaveral. Mais afastado tem o Busch Gardens, que fica em Tampa. O Thiago do blog Rodei escreveuum post que fala dos parques todos e dá uma ajudinha em como escolher; e noFelipe, o Pequeno Viajante, a Claudia falou um pouco sobre a experiência da família em cada um neste post. Obviamente, o número de dias ideal para a sua viagem depende diretamente do número de parques que você quer visitar e do que mais você quer fazer em Orlando. Veja aqui o roteiro que nós fizemos para ter uma ideia.
  2. Planejamento: você sabe quanto custa uma viagem a Orlando?
    Atualizado em janeiro de 2014: Os preços variam e muito, depende muito de quanto você pode (e quer) gastar – tudo o mais econômico possível ou opções de luxo, de hotéis a restaurantes – e dependendo da época do ano pode encontrar ótimas promoções. Tem opção para (quase) todos os bolsos. Mas se você quer ter uma noção dos preços, o Luciano do blog Malas e Panelas fez um post bem legal dando um exemplo de orçamento pra quem quer começar a fazer reservas (ou a poupança pra viajar!). A Debora também fez um post detalhado comparando os custos de um pacote com as opções mais econômicas.
  3. Planejamento: quanto custa um hotel da Disney?
    Atualizado em janeiro de 2015 Esta tabelona enorme tem os preços das diárias dos hotéis da Disney (em dólares) para cada dia do ano, nas categorias econômica e moderada. Esses preços são de 2015 e não incluem os impostos americanos. Mas dá para ter uma boa ideia dos valores, pra quem quer ter uma noção de preços, e também dá pra ver que épocas são mais baratas e mais caras. Vale lembrar que esses valores não contam as promoções que a Disney faz, como por exemplo os descontos de primavera, diminuindo o preço listado ainda mais. A tabela com os valores dos hotéis deluxe está aqui.
  4. Planejamento: com quanto tempo de antecedência eu devo reservar a minha viagem?
    Atualizado em maio de 2015: resolvi adicionar essa pergunta porque tenho visto muita frustração que poderia ter sido evitada se a viagem fosse reservada com mais antecedência. Vamos lá: as reservas dos restaurantes com personagens da Disney e para a Bibbidi Bobbidi Boutique (o “dia de princesa”) abrem com 180 dias de antecedência (180 dias + 10 dias para hóspedes da Disney). Isso significa que se você decidir hoje que quer ir pra Disney em 6 meses, você já precisaria reservar hoje alguns dos restaurantes mais disputados ou não vai encontrar vaga depois. Tem restaurante que as vagas acabam no mesmo dia que abrem as reservas. Quem fica hospedado em hotel da Disney tem 180 dias do dia da chegada no hotel + 10 dias à frente na hora de reservar restaurante, que tem feito toda a diferença na hora de conseguir restaurantes super disputados. Outra coisa importante: com o novo sistema de Fastpass+ da Disney, quem fica hospedado dentro do complexo Disney tem 60 dias de antecedência para agendar os fastpasses online. Algumas atrações disputadas (como as princesas do filme Frozen) tem acabado no dia que as reservas abrem ou poucos dias depois. Então se você decide que vai viajar em menos de 60 dias e vai ficar em hotel da Disney, já está perdendo a sua vantagem de poder reservar antes (e provavelmente já não vai mais conseguir as atrações mais disputadas). Alguns hotéis e tipos de quarto também acabam, por exemplo o quarto da Pequena Sereia no Art of Animation é um dos que esgota primeiro. Então eu diria que o ideal é reservar em torno de 7 meses antes, pra você ter um tempinho de reservar, pesquisar que restaurantes você vai querer marcar, sem ter que fazer isso imediatamente. Volta e meia chega alguém me pedindo ajuda dizendo que está tentando reservar um restaurante 2 meses antes e não tem mais vaga, mas é isso mesmo que acontece, não tem como fazer milagre.
  5. Planejamento: quanto custam os ingressos da Disney? Quanto custam os ingressos dos parques Universal? SeaWorld? Legoland?
    Atualizado em abril de 2015: Cada parque tem um preço mas de um modo geral, quanto mais tempo você fica, menos o ingresso vai custar por dia. Então um ingresso de 5 dias para os parques da Disney será mais caro do que um de 3 dias no valortotal, mas o preço por dia de parque será menor. Hoje, dia 12 de abril de 2015, os ingressos estão custando (esses preços estão publicados nos sites oficiais sem impostos, os preços praticados pelas agências no Brasil são diferentes):
    Disney 5-day Magic your Way (ingresso básico de 5 dias): adultos $315 dólares por pessoa e criança (3-9 anos, acima disso paga ingresso de adulto) $295 dólares + impostos. Crianças com menos de 3 anos não pagam. Pra uma família de 2 adultos e 2 crianças o total com taxas hoje é $1,299.32 dólares. Se quiser o Park Hopper (pra poder ir de um parque pro outro no mesmo dia), adicione $64 dólares a cada ingresso, mesmo preço pra adulto ou criança.
    Universal Studios 2-day (ingresso básico de 2 dias pra visitar os dois parques, Universal Studios e Islands of Adventure): adulto $149.99 dólares por pessoa e criança (3-9 anos, mesmas condições que a Disney) $139.99 por pessoa + impostos. Para uma família de 2 adultos e 2 crianças o total com impostos hoje é $617.66 dólares. Se quiser o ingresso Park to Park, pra poder ir de um parque pro outro no mesmo dia (usando o novo trem Hogwarts Express por exemplo), seria $45 dólares a mais por pessoa + impostos.
    Legoland Flórida 1-day ticket (ingresso de 1 dia para o parque comprando antecipado com data marcada, que é mais barato): adulto (acima de 13 anos) $74 dólares por pessoa e criança (3-12 anos, abaixo de 3 não paga) $65 por pessoa + impostos. Para uma família de 2 adultos e 2 crianças sairia $282.00 dólares + impostos (não estão mostrando o valor com impostos no site).
    SeaWorld + Busch Gardens (ingresso para os dois parques): $99.00 dólares por pessoa (adulto e criança pagam igual, só menor de 3 anos não paga) + impostos. Para uma família de 2 adultos e 2 crianças sairia $422.76 USD com impostos.

  1. Planejamento: quando comprar os ingressos?
    Tenha em mente que com os novo sistema de FastPass+ da Disney, você pode agendar 3 fastpasses por parque por dia, com 30 dias de antecedência se você não vai ficar em hotel da Disney ou 60 dias antes pra quem vai ficar nos resorts da Disney. Então se você não tiver ingressos comprados 60 dias ou 30 dias antes, estará perdendo a oportunidade de marcar os seus fastpasses. As atrações mais disputadas, como a Montanha-russa dos 7 anões e as princesas Anna e Elsa tem que ser agendadas no dia que abre os 60 dias, senão você pode não conseguir marcar. Lembre-se que os ingressos não são canceláveis, uma vez comprados, se você não puder mais viajar, não vai conseguir devolver ou pegar reembolso. A notícia boa é que os ingressos da Disney e Universal não expiram se você não usar, então se por acaso você não puder viajar na data marcada e tiver que adiar pro ano seguinte, os ingressos comprados e ainda não utilizados vão valer. Atenção: não é o caso se você já começou a usar os ingressos! Depois do primeiro uso, os ingressos vão expirar em 14 dias, a não ser que você tenha comprado os ingressos sem dia de expiração, que custam mais caro. Você pode comprar os ingressos direto pelos sites dos parques, em agências de viagem ou em sites que vendem ingressos e tours.
  2. Planejamento: que tipos de ingressos existem (na Disney, por exemplo: Park Hopper, Magic Your Way, Water Fun – adicional de parque aquático…), sabe como comprar e como retirar os ingressos?
    Atualizado em agosto de 2014: Na Disney, a diferença maior entre os ingressos é que com o Park Hopper você pode entrar em mais de um parque por dia, quantas vezes e quantos parques quiser; enquanto com o ingresso base você só tem uma entrada em cada parque por dia. Exemplo: 5 dias de Park Hopper: você pode ir em quantos parques quiser no mesmo dia – tomar café no Magic Kingdom, almoçar no Hollywood Studios e jantar no Epcot, tá valendo (loucura, mas pode). Com o ingresso base você vai a um parque por dia, entrou no Magic Kingdom de manhã, não pode ir pra outro parque no mesmo dia (mas pode sair e voltar pro Magic Kingdom sem problemas naquele dia). Compre os ingressos com pelo menos 30 dias de antecedência (se não vai ficar em hotel da Disney) ou 60 dias antes se ficar em hotel da Disney, pra poder agendar os seus fastpasses. Quem deixa pra comprar quando chega no parque vai ter que escolher os fastpasses que sobraram, as melhores atrações já não estarão disponíveis. Se você vai adicionar a opção Water fun and more no seu ingresso da Disney: entenda como ele funciona antes de comprar; se você vai comprar um ingresso de 4 dias por exemplo, e adicionar o Water fun and more, você terá 4 entradas nos parques temáticos MAIS 4 entradas de parque aquático ou Disney Quest. Se adicionar em um ingresso de 5 dias, terá 5 entradas de parque temático MAIS 5 entradas de aquático ou Disney Quest, e assim por diante. Você pode usar essas entradas de parque aquático no mesmo dia do parque temático, ou então em dias diferentes. Exemplo: 1 dia de Magic Kingdom, 1 dia de Blizzard Beach, 1 dia de Animal Kingdom, 1 dia de Typhoon Lagoon…ou Magic Kingdom de manhã, Blizzard Beach de tarde e volta pro Magic Kingdom a noite. Crianças com menos de 3 anos não pagam ingresso.

    Se você pretende ir a todos os parques Universal e Sea World (menos o Discovery Cove), a opção mais econômica é o Orlando Flex Ticket (5 parques) ou o Orlando Flex Ticket Plus (6 parques). Com o Flex Ticket você tem direito a ir em todos os parques do ingresso quantas vezes quiser em um período de 14 dias, inclusive mudando de um parque pro outro no mesmo dia. Os parques são: Universal Studios, Islands of Adventure, Wet’n’wild, Sea World e Aquatica, e no Flex Ticket Plus além destes 5 parques tem também o Busch Gardens em Tampa.

0 comentários:

Postar um comentário