segunda-feira, 24 de abril de 2017

Febre amarela: novos países exigem a vacina antes de viajar

Vacina contra Febre amarela
Desde o início de 2017, mais países da América do Sul passaram a exigir a vacina de turistas brasileiros (Crédito: Shutterstock)
Se proteger da febre amarela é um dos cuidados mais importantes de quem vai viajar para destinos internacionais e também no Brasil. Além de garantir segurança para sua saúde, ao tomar a vacina você evita problemas na entrada de países em que esse tipo de vacina é obrigatória e deve constar no Certificado Internacional de Vacinação. Nos Estados Unidos, Canadá e na Europa não há a exigência. No entanto, é obrigatório se vacinar para ir à África do Sul, Austrália, Ásia, entre outros destinos. Inclusive, desde o início de 2017 mais países da América do Sul e do Caribe também adotaram a medida.
A recomendação é procurar um posto de vacinação credenciado com pelos menos 10 dias antes do embarque. A vacina é gratuita! Preparamos um guia rápido sobre o assunto para você consultar quais os países em que a vacina para viajantes é obrigatória ou recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Confira!

Por que preciso tomar a vacina antes de viajar?

A vacina é importante para evitar a transmissão do vírus e prevenir a doença. Os sintomas podem ser parecidos com os de uma gripe, como dor de cabeça e febre, até quadros mais graves, como problemas neurológicos.

Quando devo tomar?

A recomendação é se vacinar no mínimo 10 dias antes de iniciar a viagem, para que a imunização tenha 100% de efeito depois de aplicada.

Onde tomar?

Procure saber quais os postos de vacinação mais próximos de você oferecem a dose contra febre amarela. Caso a viagem seja para o exterior, verifique se o local também emite o certificado internacional. Você também encontra postos da Anvisa em aeroportos, como no Aeroporto de Guarulhos.

A vacina é segura?

A imunização é válida ao longo da vida - o governo federal e a OMS (Organização Mundial da Saúde) pedem somente uma aplicação. Há restrições somente para grávidas, crianças com menos de seis meses e mulheres que amamentam. A vacinação para pessoas com mais de 60 anos deve ser analisada a cada caso. Se necessário, é possível emitir um certificado de isenção da vacina.

Onde é obrigatório se vacinar?

Alguns países da América do Sul e da América Central passaram a exigir a vacina de febre amarela após os recentes casos da doença nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Fique atento às conexões aéreas: a vacina é exigida para as conexões ou escalas durante o voo (exceto Panamá), mesmo se o seu destino final não é em um país com risco de transmissão. Veja a lista completa:
Bolívia - a vacina será exigida para entrada na Bolívia a partir de 1º de maio, assim como a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.
Venezuela - vai para Caracas, na Venezuela? É obrigatório tomar a vacina conta a febre amarela e apresentar o comprovante para emissão do certificado internacional antes do embarque para o país. A exigência está em vigor desde a última semana de março.
Colômbia - a vacina passou a ser exigida na Colômbia desde 1º de abril. Porém, a obrigatoriedade só é válida para as zonas de mata e rios, nos estados do norte e do sul e também nas áreas que fazem divisa com o Panamá. Em alguns dos destinos colombianos mais procurados na CVC a vacina não é obrigatória, são eles: BogotáCartagena e San Andres.
Panamá - o país passou a exigir a vacina de turistas brasileiros desde fevereiro. Seu voo inclui conexão no Panamá? A vacina não é exigida para as conexões, desde que o passageiro não saia do aeroporto.
Cuba - desde fevereiro, todas as viagens a Cuba precisam do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Lembrando que a emissão desse documento é um serviço gratuito e você também não gasta nada para tomar a vacina.
Nicarágua, El Salvador e Guiana - estes países passaram a exigir a vacinação contra febre amarela de quem sai do Brasil. As medidas foram oficializadas entre fevereiro e março deste ano.
Brasil - em uma viagem pelo Brasil também vale a pena considerar a imunização antes de ir para os estados do Norte, Centro-Oeste e Sul do país, assim como para o Maranhão, Piauí e no oeste e extremo sul da Bahia. A recomendação também é válida a quem vai para Minas Gerais, para o oeste do estado de São Paulo, norte do Espirito Santo e nas regiões norte, noroeste e serrana do Rio de Janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário