domingo, 9 de julho de 2017

Canadá: o país está com tudo em 2017!


A iluminação colorida nas Cataratas do Niágara começa no fim de tarde e vai até à meia-noite. O espetáculo está programado para o ano todo, em diferentes horários (Crédito: Shutterstock)
O Canadá está mais perto dos brasileiros. Sim! O país completa 150 anos em julho e está tão cheio de novidades quando o assunto é turismo que ficou mais fácil planejar uma viagem de férias ou o seu intercâmbio. Outro bom motivo para preparar as malas para essa região da América do Norte é aproveitar as atividades programadas para todo o calendário de 2017, tudo em clima de ano comemorativo.
Esse post é especial para você tirar dúvidas sobre a eTA, a nova Autorização Eletrônica de Viagem (substitui o visto), saber mais sobre as atrações canadenses mais famosas e os roteiros mais completos por lá. Além disso, separamos dicas para você comprar passagens aéreas para Vancouver e Toronto pelo melhor preço e ter uma ideia de quanto vai custar sua viagem para o Canadá. Confira!

Canadá sem visto

Os brasileiros que fizeram visto canadense ou o visto americano nos últimos 10 anos podem solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), válido somente para quem chega no país de avião.
A aprovação pode ser solicitada no site do Governo do Canadá e costuma ser rápida. Esse documento é pago, na faixa de CAD$ 7, tem validade de 5 anos e facilita muito planejamento da viagem ao Canadá, diminuindo a burocracia. Dica: para evitar problemas com possíveis atrasos, é melhor obter a eTA antes da compra das passagens aéreas.
O Parque Nacional de Banff oferece cachoeiras, grutas, lagos e trilhas que levam a paisagens super bonitas (Crédito: Shutterstock)

Dólar canadense

Quer saber quanto terá de desembolsar para viajar? Um dos fatores que mais animam os viajantes são os custos mais baixos com o dólar canadense, se comparado ao dólar americano, tanto para consumo diário como para compras.
Os gastos com transporte durante uma semana, por exemplo, chegam a uma média de R$58 (CAD$ 3,25/dia), considerando a tarifa unitária, válida para circular durante o dia todo. Usando como referência a cidade de Toronto, considere que é possível utilizar metrô, ônibus e bondinhos com um mesmo bilhete. Já o custo com alimentação durante uma semana, para um casal, é de em média, R$ 320, segundo a calculadora divulgada pelo governo de Toronto. (Valores calculados em 06/07/2017).

Intercâmbio

Segundo informações recentes, o Canadá recebe mais de 350 mil estudantes por ano. O objetivo é estudar inglês ou francês, já que há a vantagem do país ser bilíngue. Entre as escolas mais procuradas para intercâmbio: LSI (Language Studies International), ALI (Académie Linguistique Internationale) e a Global Village.
Na CVC você encontra opções de intercâmbio no Canadá, com destino às principais cidades canadenses, como Toronto, Vancouver e Montreal, com hospedagem em casas de família e a possibilidade de escolher roteiros de 2 a 4 semanas, com ou sem passeios inclusos.
É uma ótima forma de unir estudos com uma viagem para o Canadá! Todos os cursos incluem teste de conhecimento no idioma, material didático e bilhetes de transporte público.

Principais atrações

O Canadá é o terceiro maior território do mundo e tem mais de 50% de sua área ocupada por natureza de tirar o fôlego! Vale a pena conhecer as principais cidades ou curtir um roteiro de aventura. Confira nossas dicas de o que fazer em Toronto, Vancouver e nos parques naturais do país:
Contrastre da arquitetura é uma das atrações de Toronto, centro econômico do Canadá (Crédito: Shutterstock)
TorontoConhecida como o centro econômico do Canadá, a sua próxima viagem para Toronto pode ser em busca de intercâmbio ou várias atrações, de arquitetura a parques. É imperdível visitar a CN Tower, com 364 metros de altura. Outra dica é circular pela Path, a cidade subterrânea de Toronto, interligada a terminais de ônibus e metrô, com 30 quilômetros de lojas e serviços desde a College Street até as margens do Lago Ontario – melhor caminho para os pedestres fugirem do frio do inverno.
Vancouver
Em Vancouver viajantes de todas as idades se encantam com a ótima infraestrutura local para estudar e curtir a natureza. Além de bairros cosmopolitas, opções de compras e variedade de parques por perto, há montanhas nevadas muito procuradas para esquiar. Na lista das cidades menos poluentes do mundo, Vancouver faz uso crescente de fontes de energia limpa e conta com ótimas ciclovias.
Natureza canadense
Perto de Toronto, programe-se para conhecer as Cataratas do Niágara, onde dá para curtir o visual das quedas d´água de dia, o show de iluminação LED à noite (programado para o ano inteiro), as cachoeiras congeladas no inverno ou até fazer passeio de barco ou helicóptero. As cataratas fazem parte do Queen Victoria Park. Aliás, em 2017, todos os parques nacionais do Canadá, de norte a sul do país, estão com entrada gratuita. Em qualquer estação, vale a pena ir ao Parque Nacional de Banff, famoso pelos lagos de água turquesa. Anualmente, mais de 3 milhões de visitantes vão à Banff, que é um dos parques que fazem parte da área das Montanhas Rochosas – patrimônio mundial pela Unesco.

Canadá e Brasil

Você sabia que os dois países tem uma relação de mais de 100 anos de parceria? Junto com o aniversário do país, também podemos comemorar os 151 anos de relações comerciais com o Canadá. Essa história começou no século 19, quando a então Comissão das Províncias da América do Norte Britânica (antes de ser fundada a confederação do Canadá) foi recebida por Dom Pedro II, no Rio de Janeiro.
Se preferir reservar um pacote de viagem para o Canadá, aproveite os pacotes que passam por várias cidades na mesma viagem. Dá para conhecer o país de Costa a Costa, além de curtir roteiros pelo Oeste Canadense, que inclui Calgary, Banff, Kamloops e Vancouver, e Leste Canadense, que te leva de Toronto a Montreal, passando também por Ottawa e Quebec.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Pouco conhecido e selvagem, o Parque Estadual do Jalapão é afastado e de difícil acesso. Apesar do isolamento, a região está entre as mais bonitas do país graças à vida e às cores que emanam da natureza. No meio do cerrado surgem jardins de capim dourado, enquanto longínquas estradas de muita terra levam a verdadeiros oásis cercados por cachoeiras, poços de águas verde-esmeralda, dunas gigantescas... 

Cachoeira do Formiga: Cores e cenários alucinantes!<br>
Cachoeira do Formiga: Cores e cenários alucinantes!
Foto: Marcelo
O melhor lugar para curtir o pôr do sol é do alto das gigantescas dunas alaranjadas
A incomunicabilidade - celulares não pegam em boa parte dos roteiros -, reforça o contato total e exclusivo com natureza e seus encantos. A infraestrutura para explorar cada recanto, porém, existe. 

Por conta das grandes distâncias e das poucas opções de hospedagem e alimentação, diversas agências de viagens oferecem roteiros para conhecer o Jalapão - e contratar uma é a maneira mais indicada para encarar a "expedição".

Os serviços costumam incluir traslado em veículos 4x4 a partir de Palmas - a 152 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, considerada a porta de entrada do parque e acessível por estrada asfaltada - além de passeios rumo aos principais atrativos, como a cachoeira da Velha, o Fervedouro, as Dunas e o Mirante da Serra do Espírito Santo, todos distantes entre si e próximos do município de Mateiros. Os pacotes também incluem pernoites em acampamentos com direito a banho quente e refeições.

Calor, sacolejo e cansaço andam de mãos dadas na região. A trinca, porém, perde força quando o visitante aprecia o pôr do sol do alto dos montes de areia alaranjada, mergulha nas águas cristalinasdas quedas d'água e das prainhas ou curte um rafting no Rio Novo. 

Quem não abre mão de fazer compras, mesmo estando em um lugar como o Jalapão, encontra uma agradável surpresa: o artesanato em capim dourado, produzido na comunidade quilombola de Mumbuca. As belas peças também são encontrados em um mercadinho de artesanato em Mateiros e também nos acampamentos.

DESCOBRINDO JALAPÃO

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Aproveite as férias de julho no Beto Carrero!


O Beto Carrero possui atrações para todos os públicos, desde crianças até os adultos (Crédito: BCWimprensa)
Férias de julho e muita gente ainda não sabe o que fazer para entreter a criançada. Pois em Santa Catarina fica um dos destinos mais divertidos para toda a família! O Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, localizado na cidade de Penha, tem atrações incríveis para crianças e adultos.
São diversos brinquedos radicais, shows, um zoológico e personagens famosos da Dreamworks, das animações Madagascar, Sherek e Megamente. E prepare-se para novidades! Em junho será inaugurada uma nova atração no parque que, por enquanto, permanece em segredo.
Nos últimos cinco anos, o Beto Carrero adquiriu duas montanhas russas radicais de grande porte com 60 metros de altura, mas que ainda não foram instaladas. A gestão do parque ainda está investindo em diversos shows, como Velozes e Furiosos Show, exposições de carros e novos restaurantes.
A Big Tower vai testar sua coragem a 100 metros de altura (Crédito: BCWimprensa)

Público e atrações

Em 2016 o parque recebeu mais de 2 milhões de visitantes, sendo 700 mil pessoas somente na temporada de verão. A explicação para o sucesso são as atrações para todo o tipo de público, desde crianças pequenas até os marmanjos.
Entre os brinquedos mais populares para as crianças está o Crazy River Adventure, um rio com corredeiras que garante muita diversão ao lado dos personagens do filme Madagascar, além do zoológico, com mais de 700 animais de 171 espécies diferentes.
Os adultos e adolescentes aproveitam os brinquedos mais radicais, como a Fire Whip, maior montanha-russa do país, com 700 metros de extensão e 40 de altura, cinco loopings e trilhos invertidos, além do Raskapuska, conjunto de botes que navega no interior de uma montanha.
E para completar, toda a família curte os shows e números circenses. Entre as apresentações estão Velozes e Furiosos, Excalibur e Madagascar Circus Show. Em fevereiro deste ano foram inauguradas duas novas atrações: os shows Portal da Escuridão e o Show Blum.
No Portal da Escuridão (esse é para os corajosos!) os visitantes presenciam a cena da execução de um prisioneiro sentenciado à morte na cadeira elétrica. A alma do personagem vaga por entre os corredores da prisão desativada, assustando a todos! Que medo! Já o show Blum retrata seres marinhos que foram capturados por redes de pesca e tentam se desvencilhar enquanto o público é presenteado com incríveis acrobacias aéreas.
Já planejou sua viagem de férias? Então confira os pacotes para o Beto Carrero World que a CVC preparou para todo o mês de julho, a partir de apenas R$ 248! Aproveite a visita ao parque para conhecer destinos próximos como Balneário Camboriú e Florianópolis, cidades com belas praias e atrações culturais imperdíveis!

terça-feira, 20 de junho de 2017

Aproveite as férias de julho no Beto Carrero!


O Beto Carrero possui atrações para todos os públicos, desde crianças até os adultos (Crédito: BCWimprensa)
Férias de julho e muita gente ainda não sabe o que fazer para entreter a criançada. Pois em Santa Catarina fica um dos destinos mais divertidos para toda a família! O Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, localizado na cidade de Penha, tem atrações incríveis para crianças e adultos.
São diversos brinquedos radicais, shows, um zoológico e personagens famosos da Dreamworks, das animações Madagascar, Sherek e Megamente. E prepare-se para novidades! Em junho será inaugurada uma nova atração no parque que, por enquanto, permanece em segredo.
Nos últimos cinco anos, o Beto Carrero adquiriu duas montanhas russas radicais de grande porte com 60 metros de altura, mas que ainda não foram instaladas. A gestão do parque ainda está investindo em diversos shows, como Velozes e Furiosos Show, exposições de carros e novos restaurantes.
A Big Tower vai testar sua coragem a 100 metros de altura (Crédito: BCWimprensa)

Público e atrações

Em 2016 o parque recebeu mais de 2 milhões de visitantes, sendo 700 mil pessoas somente na temporada de verão. A explicação para o sucesso são as atrações para todo o tipo de público, desde crianças pequenas até os marmanjos.
Entre os brinquedos mais populares para as crianças está o Crazy River Adventure, um rio com corredeiras que garante muita diversão ao lado dos personagens do filme Madagascar, além do zoológico, com mais de 700 animais de 171 espécies diferentes.
Os adultos e adolescentes aproveitam os brinquedos mais radicais, como a Fire Whip, maior montanha-russa do país, com 700 metros de extensão e 40 de altura, cinco loopings e trilhos invertidos, além do Raskapuska, conjunto de botes que navega no interior de uma montanha.
E para completar, toda a família curte os shows e números circenses. Entre as apresentações estão Velozes e Furiosos, Excalibur e Madagascar Circus Show. Em fevereiro deste ano foram inauguradas duas novas atrações: os shows Portal da Escuridão e o Show Blum.
No Portal da Escuridão (esse é para os corajosos!) os visitantes presenciam a cena da execução de um prisioneiro sentenciado à morte na cadeira elétrica. A alma do personagem vaga por entre os corredores da prisão desativada, assustando a todos! Que medo! Já o show Blum retrata seres marinhos que foram capturados por redes de pesca e tentam se desvencilhar enquanto o público é presenteado com incríveis acrobacias aéreas.
Já planejou sua viagem de férias? Então confira os pacotes para o Beto Carrero World que a CVC preparou para todo o mês de julho, a partir de apenas R$ 248! Aproveite a visita ao parque para conhecer destinos próximos como Balneário Camboriú e Florianópolis, cidades com belas praias e atrações culturais imperdíveis!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Aproveite as férias de julho no Beto Carrero!


O Beto Carrero possui atrações para todos os públicos, desde crianças até os adultos (Crédito: BCWimprensa)
Férias de julho e muita gente ainda não sabe o que fazer para entreter a criançada. Pois em Santa Catarina fica um dos destinos mais divertidos para toda a família! O Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, localizado na cidade de Penha, tem atrações incríveis para crianças e adultos.
São diversos brinquedos radicais, shows, um zoológico e personagens famosos da Dreamworks, das animações Madagascar, Sherek e Megamente. E prepare-se para novidades! Em junho será inaugurada uma nova atração no parque que, por enquanto, permanece em segredo.
Nos últimos cinco anos, o Beto Carrero adquiriu duas montanhas russas radicais de grande porte com 60 metros de altura, mas que ainda não foram instaladas. A gestão do parque ainda está investindo em diversos shows, como Velozes e Furiosos Show, exposições de carros e novos restaurantes.
A Big Tower vai testar sua coragem a 100 metros de altura (Crédito: BCWimprensa)

Público e atrações

Em 2016 o parque recebeu mais de 2 milhões de visitantes, sendo 700 mil pessoas somente na temporada de verão. A explicação para o sucesso são as atrações para todo o tipo de público, desde crianças pequenas até os marmanjos.
Entre os brinquedos mais populares para as crianças está o Crazy River Adventure, um rio com corredeiras que garante muita diversão ao lado dos personagens do filme Madagascar, além do zoológico, com mais de 700 animais de 171 espécies diferentes.
Os adultos e adolescentes aproveitam os brinquedos mais radicais, como a Fire Whip, maior montanha-russa do país, com 700 metros de extensão e 40 de altura, cinco loopings e trilhos invertidos, além do Raskapuska, conjunto de botes que navega no interior de uma montanha.
E para completar, toda a família curte os shows e números circenses. Entre as apresentações estão Velozes e Furiosos, Excalibur e Madagascar Circus Show. Em fevereiro deste ano foram inauguradas duas novas atrações: os shows Portal da Escuridão e o Show Blum.
No Portal da Escuridão (esse é para os corajosos!) os visitantes presenciam a cena da execução de um prisioneiro sentenciado à morte na cadeira elétrica. A alma do personagem vaga por entre os corredores da prisão desativada, assustando a todos! Que medo! Já o show Blum retrata seres marinhos que foram capturados por redes de pesca e tentam se desvencilhar enquanto o público é presenteado com incríveis acrobacias aéreas.
Já planejou sua viagem de férias? Então confira os pacotes para o Beto Carrero World que a CVC preparou para todo o mês de julho, a partir de apenas R$ 248! Aproveite a visita ao parque para conhecer destinos próximos como Balneário Camboriú e Florianópolis, cidades com belas praias e atrações culturais imperdíveis!

terça-feira, 6 de junho de 2017

Descubra tudo o que precisa para sua viagem a Jericoacoara!

A bela e pequena vila de Jericoacoara, no Ceará, é pura tranquilidade. Rústica e repleta de belezas naturais, Jeri – como é carinhosamente chamada - fica a 300 km de Fortaleza e é a escolha certa para quem gosta de sossego, aventura, natureza e quer assistir a um pôr do sol inesquecível. O destino é destaque na América Latina, já que venceu o prêmio Travelers Choice Destinos em Alta 2017, do Tripadvisor.
Antes de fazer as malas em direção a esse paraíso, pesquise os melhores pacotes para Jericoacoara e comece hoje mesmo a planejar as suas férias! Bora lá?

Como chegar em Jericoacoara

Chegar em Jeri não é moleza. Prepare-se para muita aventura, pois estradas asfaltadas não fazem parte de todo trajeto. Tudo começa com a compra das passagens para Fortaleza, com voo em direção ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Depois você poderá escolher como prefere chegar à vila, de carro ou ônibus.
Se escolheu a primeira opção a dica é alugar um carro e seguir pela rodovia CE-085 – leve mapas ou GPS, a sinalização não é das melhores – até Jijoca de Jericoacoara ou até a Vila do Preá. A partir dali o ideal é contratar um guia, já que as trilhas pelas dunas não têm sinalização e você poderá ficar perdido. Quem sai de Teresina deve pegar a BR-343 e seguir até a cidade de Granja, onde encontra o acesso até Jijoca.
No entanto, esse trajeto vai ficar mais fácil já a partir deste ano. Em 10 de junho de 2017, a CVC terá um voo fretado diretamente para Jeri! O Boeing 737-800 sairá de Congonhas (SP), com rota aos sábados, às 10h30, e chegando a Jericoacoara às 14h. A volta sai de Jericoacoara às 14h30, chegando a Congonhas, às 18h.
Agora, para quem escolhe ir de ônibus, o percurso é de 7 horas de Fortaleza até Jijoca, onde é feito o embarque no famoso pau de arara. São mais 20 km de sacolejo pelas dunas, pouco menos de uma hora. Tudo isso vale a pena quando os pés tocam as areias de Jeri e a paisagem surge diante dos olhos. Em tempo: é recomendável comprar sua passagem com antecedência!
A aventura começa na viagem a Jeri, por estradas de areia sem sinalização (Crédito: Shutterstock)
Entre as atrações está a Duna do Pôr do Sol, um verdadeiro espetáculo (Crédito: Shutterstock)

O que fazer em Jericoacoara

Uma dica sobre Jeri: acorde cedo! A maior parte das atrações da vila é para ser aproveitada de dia, portanto deixe a preguiça de lado e levante bem cedinho, para conseguir aproveitar ao máximo a viagem. Comece pelo programa mais tradicional, a praia de Jeri. Com uma grande faixa de areia e boa infraestrutura de bares e restaurantes, aproveite a maré baixa, quando as águas ficam bem calmas para relaxar à beira-mar ou ainda pratique kitesurf e windsurf quando os ventos ficam mais intensos.
A bordo de um bugue, enfrente as dunas para conhecer as belas lagoas da região, como a Lagoa da Tatajuba, que possui águas tranquilas, a Lagoa de Jijoca e a Lagoa do Coração. Outro passeio imperdível é Mangue Seco, onde é possível conhecer um viveiro natural de cavalos-marinhos e explore a Velha Tatajuba, vilarejo engolido pela areia. E não saia de Jeri sem ver seu cartão-postal, a Pedra Furada e ver o final do dia na Duna do Pôr do Sol, um espetáculo da natureza que tem fama de ser o mais bonito do Brasil. Vale conferir, não é mesmo?
Não espere grande agitação na vila, o local é mesmo ideal para relaxar (Crédito: Divulgação CVC)

Onde ficar em Jericoacoara

A vila é pequena e isso quer dizer que as opções de hotéis em Jericoacoara – na sua maioria são pousadas – não ficam distantes uns dos outros. A maior parte fica concentrada nas três ruas principais que são a Rua do Forró, Rua Santo Antônio e Rua Principal. A dica aqui é ficar atento à época do ano em que pretende viajar. Em julho, agosto e setembro, muitas pessoas vão à Jeri para praticar kitesurf, o que eleva os preços das diárias. Nos meses de temporada baixa é possível encontrar bons hotéis e pousadas com preços bem camaradas.
A Pedra Furada é o cartão-postal de Jericoacoara (Crédito: Shutterstock)

Onde comer em Jericoacoara

Assim como a hospedagem, a maioria dos restaurantes e bares de Jeri ficam bem perto um do outro, com opções para todos os gostos e bolsos. É claro que o estilo segue o clima rústico da vila, mas é possível comer bem em ambientes bem aconchegantes. Um dos lugares mais conhecidos por lá é a Padaria Santo Antônio, em que tudo é muito simples e delicioso. Detalhe: o lugar só funciona de madrugada! Conheça também o pequeno e simpático Bistrôgonoff, o Tamarindo e o Naturalmente Creparia.

Quando ir

A boa notícia é que Jeri pode ser visitada o ano inteiro! Calorão é normal por lá – as médias ficam em torno de 35°C no verão e 22°C no inverno. O período mais chuvoso vai de janeiro a junho, o que enche as lagoas e proporciona mergulhos deliciosos. Vale lembrar que a chuva não cai o tempo inteiro, então não fique com medo de viajar nesse período. Para quem procura por ventos fortes para praticar kite e windsurf, o mês mais recomendado é agosto. Já os meses de férias são considerados alta temporada, assim como feriados prolongados.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Nascida durante o Ciclo do Ouro, Vila Boa de Goiás foi capital do estado até 1937. O título foi embora, mas a pequena cidade - hoje Goiás - preserva a arquitetura colonial que se espalha por ruelas sinuosas calçadas em pedra e seus costumes. Entre eles estão a religiosidade, os doces caseiros e o dom de fazer o tempo passar lentamente. Não por acaso, foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade em 2001.

Acompanhar a Procissão do Fogaréu: Evento é um dos mais concorridos da cidadezinha -
Acompanhar a Procissão do Fogaréu: Evento é um dos mais concorridos da cidadezinha - Foto: Silvio Quirino - Goiás Turismo
A Casa de Cora Coralina está como a poetisa deixou, com seus livros, cartas, vestidos e tachos de cobre
Cortada pelo rio Vermelho e cercada de colinas, a cidade é repleta de detalhes, tão bem retratados pela filha mais ilustre, a poetisa Cora Coralina. A casa de Cora, aliás, é um dos cenários mais visitados. Lá estão seus vestidos, seus chinelos e seus tachos, do mesmo modo que ela deixou, ao morrer em 1985. Sua essência também está ali, através de seus livros, cartas, fotos e máquina de escrever.

A poetisa deixou ainda outro legado. Doceira de mão cheia, passou suas receitas adiante para as quituteiras locais, para a alegria dos turistas! Nas casas de dona Zilda, Doris, Divina... tem limõezinhos-galegos recheados com doce de leite, rosas de coco, casquinha de laranja cristalizada e pastelinho, uma massa assada com recheio de doce de leite.

Para queimar as calorias, a dica é circular pelo Centro Histórico, onde estão pérolas como a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, hoje Museu de Arte Sacra, o Museu das Bandeiras e o chafariz de Cauda, construído em 1778. 

Também o Espaço Cultural Goiandira Aires do Couto fica na área. O ambiente abriga as obras da artista, prima de Cora. São dezenas de quadros feitos com areia colorida retirada da Serra Dourada e pintados com a ponta dos dedos, sempre retratando a cidade.

O maior evento de Goiás é a Procissão do Fogaréu, que acontece na Semana Santa. As luzes das ruas são apagadas e, munidos de tochas, os farricocos - encapuzados que representam os soldados romanos - seguem da Igreja da Boa Morte até as escadarias da Igreja de São Francisco. A cerimônia, que simboliza a prisão de Cristo, é acompanhada pelo som de tambores e de um coral em latim.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Brindes ao Dia do Vinho

Comemorações acontecem de 19/05 a 04/06 em cidades do Rio Grande do Sul


Brindes ao Dia do Vinho

O dia "oficial" do vinho é 05 de junho, mas as comemorações e os brindes começam bem antes no Rio Grande do Sul - dia 19 de maio! No período, vinícolas, hotéis e restaurantes oferecem promoções tentadoras. E ainda tem a intensa programação cultural e gastronômica, com direito a mini cursos, exposições, degustações, harmonizações... A data é comemorada em 20  cidades do estado, entre elas, Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul

No calendário do evento de 2017 há atrações para todos os gostos – de distribuição de polenta de 800 quilos em Monte Belo do Sul; a apresentações de orquestra de sopros, trupes de circo e city tour a bordo de carros antigos em Veranópolis. E tome harmonizações de espumantes em Garibaldi e de vinhos de guarda em Bento Gonçalves.  

Pela primeira vez, o evento será brindado com uma cavalgada pelos vinhedos da Vinícola Peruzzo, em Bagé. O programa inclui, além do passeio, um almoço à base de cordeiro harmonizado com os melhores vinhos produzidos na casa. E, sucesso no ano passado, as feiras de vinho em praças e ruas acontecem novamente em Farroupilha e Caxias do Sul. Saúde!  

A programação completa está na página do Dia do Vinho

Fotos
Divulgação Spa do Vinho (lareira)
Divulgação Don Giovanni (bordalesas)
Divulgação Dal Pizzol (garrafas)


terça-feira, 16 de maio de 2017

48 horas em Calhetas & Carneiros (PE)

48 horas em Calhetas & Carneiros (PE)

Que o Nordeste é cheio de praias maravilhosas todo mundo sabe, mas a boa notícia é que existem pequenos paraísos que podem ser visitados junto aos já tradicionais destinos. Se você tem 48 horas para se divertir, Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho; e Carneiros, em Tamandaré, podem ser ótimas escolhas nos arredores de Recife. 

Sábado
Manhã
Localizada a uma hora e meia de Recife, dá para chegar e percorrer as ruas estreitinhas, com lojinhas de artesanatos e até uma casa de pau a pique (tem que deixar o carro e seguir a pé), que te levam até o famoso bar do Artur. Ele fica no topo, de frente para o mar, e ostenta como decoração das paredes, fotos dos visitantes ilustres. 

De dentro do bar se tem uma vista geral da praia e você consegue ter uma ideia do porquê Calhetas se tornou parada obrigatória para quem visita a região. É lindíssima. 

Com seus 150 metros de areia, a praia é pequena, rodeada de coqueiros e já dentro d´água você acaba se acostumando a dividir espaço com barcos e pescadores.  A água é morna, boa pro banho; e transparente, boa para quem é curioso pelo que se passa debaixo d´água fazendo mergulho. Se já pratica, o dia pode ser bem divertido. Se a sua praia for mais um céu, tem tirolesa pertinho da praia. 

Tarde
Recomendo para o almoço o bar O Guaiamum. Logo na entrada, no salão principal, há viveiro de guaiamuns pra você escolher qual vai comer. A comida é boa, bem servida e por preços razoáveis, um ótimo custo-benefício. 

Os bares ao redor também ficam cheios, principalmente de quem gosta de bater um papo e tomar uma cerveja esperando o fim da tarde. Mas fique atento ao horário que o sol se põe, porque ele chega rápido e, sem perceber, você estará no meio da escuridão. 

Noite
É tudo bem rústico. Para quem quiser passar a noite, há pousadas que ficam bem perto da praia, mas só faça essa escolha se não quiser agitação, caso contrário, uma opção é voltar para Recife e pensar no destino do outro dia.   

Domingo
Manhã
Para as próximas 24 horas, o destino é a praia dos Carneiros. O acesso de carro é meio estranho, parece que não chega nunca! A cidade é Tamandaré e existem algumas praias divididas, uma na sequência da outra. 

São pequenos trechos - entre eles, Carneiros - que você pode escolher para entrar. Vale lembrar aqui que é uma área fechada, então, é preciso pagar estacionamento para entrar. Os bares são bem grandes e os funcionários gentis, ótima estratégia para justificar os preços salgados dos cardápios. 

Da estrada não é possível ter uma visão da praia, então, quando finalmente se chega na areia, descobre-se que é merecida a fama de Carneiros como uma das belas praias do Brasil.  

Para aproveitar a manhã, basta deitar na areia de frente para o mar e curtir o visual, que eu garanto, não enjoa. Também é possível fazer uma caminhada até à igrejinha de São Benedito - quem costuma pesquisar lugares para visitar antes de viajar, certamente já viu fotos dela quando digita “Praia de Carneiros” na internet. Mas vale muito ver ao vivo, porque ela tem o charme de contrastar com o mar. 

Mas existe uma outra atividade bem interessante, que é pegar um catamarã e conhecer mais coisas no mar. Em dias de semana, não é necessário reservar com antecedência, o passeio é vendido ali mesmo, na hora. O tour inclui uma breve parada no mangue onde é possível descer e encontrar vários caranguejos correndo para se esconder no meio da vegetação. Tem também o famoso banho de argila que eu bem recomendo já que, segundo dizem, rejuvenesce. 

A embarcação também passa em frente á igrejinha e, por fim, te leva para um banco de areia onde é possível descer e mergulhar um pouco, mas somente se a maré estiver propícia. E é importante ficar atento porque ela sobe muito rápido. 

Tarde
O passeio cansa um pouco por causa do sol, por isso, assim que você volta para a areia, está liberado para relaxar, tomar uma bebida e aproveitar para almoçar. Para quem gosta de se bronzear, tem cadeiras por toda a praia e você pode ficar curtindo a paisagens até o fim da tarde, quando o sol desaparece no horizonte. 

Noite
À noite em Carneiros não tem muita coisa para fazer, mas se quiser passear, vá para Tamandaré. Lá você vai encontrar uma pizzaria, dar uma volta para ver os artesanatos na praça central e curtir esse restinho de noite já pensando em qual será o próximo destino. 

Fotos
Pedro Guilherme - Calhetas (Pôr do sol e Praia)
Juliana Zorzato - Carneiros (Mangue e Catamarã)
Fernanda Lisboa - Carneiros (Igreja de São Benedito)





terça-feira, 2 de maio de 2017

As lembranças dos tempos áureos do café estão preservadas em Vassouras, conhecida no século 19 como a Cidade dos Barões. No Centro, a pracinha principal é emoldurada por construções coloniais que abrigaram a Casa de Câmara e Cadeia (1849), a residência do Barão de Ribeirão (1860) e a Casa de Cultura (1844). 

O adro da igreja é palco para as encenações que contam a história do Império nos sábados pela manhã
Também a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846, faz parte do cenário. O adro da igreja, aliás, é palco para as encenações que contam a história do Império nos sábados pela manhã, quando artistas se vestem de escravos, barões, baronesas... Ainda no Centro, não deixe de visitar o Museu Casa da Hera, uma chácara com objetos de época, como um piano francês de 1856.   

A história continua na área rural, através das fazendas onde era produzido o "ouro verde". Muitas estão abertas à visitação - com direito à lanche típico -, mediante agendamento prévio. 

Merece destaque a Cachoeira Grande, de 1820, repleta de relíquias. Antigo lar do Barão de Vassouras, um dos maiores produtores de café do Vale, fazenda teve a casa a principal totalmente reformada respeitando o formato original, abrigando hoje um museu de peças antigas. No final da visita, um cafezinho acompanhado de pão de queijo, bolo ou biscoitos caseiros fazem parte do programa!

Já a Cachoeira do Mato Dentro (1874) exibe na sala de jantar a mesa original, com capacidade para 40 pessoas. A Secretário faz o estilo neoclássico, com pinturas de 1830 nas paredes. Na Santa Eufrásia, também de 1830, é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café. É uma das construções históricas mais importantes da área, que conta com belo e extenso gramado na parte de frente da casa. 

E por falar em Eufrásia, o Mara Palace Hotel, no Centro, realiza o Chá com Eufrásia, aberto ao público. Na ocasião, o salão ganha ambientação ao estilo belle epoque e, para acompanhar as delícias do cardápio, regado a rabanadas e brioches, poesia de cordel e violão clássico.

Páscoa tem gosto especial no Vale do Café (RJ): Espaço reúne Chafariz Monumental  e Matriz de Nossa da Conceição -
Páscoa tem gosto especial no Vale do Café (RJ): Espaço reúne Chafariz Monumental e Matriz de Nossa da Conceição - Foto: Plínio Bordin - Embratur
Em julho, as construções urbanas e rurais tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Barra do Piraí, Valença, Piraí e Mendes.

Entre Vassouras e Paulo de Frontin, no distrito de Sacra Família, fica o Jardim Uaná Etê. O espaço, cercado de mata Atlântica e repleto de bosques, gramados, deques, mirantes naturais, trilhas e lindos recantos, merece uma demorada visita, com direito a caminhadas guiadas pelas 
trilhas, piqueniques, concertos, escalda-pés, massagem, meditação, yoga.... Vale a pena ficar atento ao calendário de atividades!

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Febre amarela: novos países exigem a vacina antes de viajar

Vacina contra Febre amarela
Desde o início de 2017, mais países da América do Sul passaram a exigir a vacina de turistas brasileiros (Crédito: Shutterstock)
Se proteger da febre amarela é um dos cuidados mais importantes de quem vai viajar para destinos internacionais e também no Brasil. Além de garantir segurança para sua saúde, ao tomar a vacina você evita problemas na entrada de países em que esse tipo de vacina é obrigatória e deve constar no Certificado Internacional de Vacinação. Nos Estados Unidos, Canadá e na Europa não há a exigência. No entanto, é obrigatório se vacinar para ir à África do Sul, Austrália, Ásia, entre outros destinos. Inclusive, desde o início de 2017 mais países da América do Sul e do Caribe também adotaram a medida.
A recomendação é procurar um posto de vacinação credenciado com pelos menos 10 dias antes do embarque. A vacina é gratuita! Preparamos um guia rápido sobre o assunto para você consultar quais os países em que a vacina para viajantes é obrigatória ou recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Confira!

Por que preciso tomar a vacina antes de viajar?

A vacina é importante para evitar a transmissão do vírus e prevenir a doença. Os sintomas podem ser parecidos com os de uma gripe, como dor de cabeça e febre, até quadros mais graves, como problemas neurológicos.

Quando devo tomar?

A recomendação é se vacinar no mínimo 10 dias antes de iniciar a viagem, para que a imunização tenha 100% de efeito depois de aplicada.

Onde tomar?

Procure saber quais os postos de vacinação mais próximos de você oferecem a dose contra febre amarela. Caso a viagem seja para o exterior, verifique se o local também emite o certificado internacional. Você também encontra postos da Anvisa em aeroportos, como no Aeroporto de Guarulhos.

A vacina é segura?

A imunização é válida ao longo da vida - o governo federal e a OMS (Organização Mundial da Saúde) pedem somente uma aplicação. Há restrições somente para grávidas, crianças com menos de seis meses e mulheres que amamentam. A vacinação para pessoas com mais de 60 anos deve ser analisada a cada caso. Se necessário, é possível emitir um certificado de isenção da vacina.

Onde é obrigatório se vacinar?

Alguns países da América do Sul e da América Central passaram a exigir a vacina de febre amarela após os recentes casos da doença nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Fique atento às conexões aéreas: a vacina é exigida para as conexões ou escalas durante o voo (exceto Panamá), mesmo se o seu destino final não é em um país com risco de transmissão. Veja a lista completa:
Bolívia - a vacina será exigida para entrada na Bolívia a partir de 1º de maio, assim como a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.
Venezuela - vai para Caracas, na Venezuela? É obrigatório tomar a vacina conta a febre amarela e apresentar o comprovante para emissão do certificado internacional antes do embarque para o país. A exigência está em vigor desde a última semana de março.
Colômbia - a vacina passou a ser exigida na Colômbia desde 1º de abril. Porém, a obrigatoriedade só é válida para as zonas de mata e rios, nos estados do norte e do sul e também nas áreas que fazem divisa com o Panamá. Em alguns dos destinos colombianos mais procurados na CVC a vacina não é obrigatória, são eles: BogotáCartagena e San Andres.
Panamá - o país passou a exigir a vacina de turistas brasileiros desde fevereiro. Seu voo inclui conexão no Panamá? A vacina não é exigida para as conexões, desde que o passageiro não saia do aeroporto.
Cuba - desde fevereiro, todas as viagens a Cuba precisam do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Lembrando que a emissão desse documento é um serviço gratuito e você também não gasta nada para tomar a vacina.
Nicarágua, El Salvador e Guiana - estes países passaram a exigir a vacinação contra febre amarela de quem sai do Brasil. As medidas foram oficializadas entre fevereiro e março deste ano.
Brasil - em uma viagem pelo Brasil também vale a pena considerar a imunização antes de ir para os estados do Norte, Centro-Oeste e Sul do país, assim como para o Maranhão, Piauí e no oeste e extremo sul da Bahia. A recomendação também é válida a quem vai para Minas Gerais, para o oeste do estado de São Paulo, norte do Espirito Santo e nas regiões norte, noroeste e serrana do Rio de Janeiro.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Febre amarela: novos países exigem a vacina antes de viajar

Vacina contra Febre amarela
Desde o início de 2017, mais países da América do Sul passaram a exigir a vacina de turistas brasileiros (Crédito: Shutterstock)
Se proteger da febre amarela é um dos cuidados mais importantes de quem vai viajar para destinos internacionais e também no Brasil. Além de garantir segurança para sua saúde, ao tomar a vacina você evita problemas na entrada de países em que esse tipo de vacina é obrigatória e deve constar no Certificado Internacional de Vacinação. Nos Estados Unidos, Canadá e na Europa não há a exigência. No entanto, é obrigatório se vacinar para ir à África do Sul, Austrália, Ásia, entre outros destinos. Inclusive, desde o início de 2017 mais países da América do Sul e do Caribe também adotaram a medida.
A recomendação é procurar um posto de vacinação credenciado com pelos menos 10 dias antes do embarque. A vacina é gratuita! Preparamos um guia rápido sobre o assunto para você consultar quais os países em que a vacina para viajantes é obrigatória ou recomendada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Confira!

Por que preciso tomar a vacina antes de viajar?

A vacina é importante para evitar a transmissão do vírus e prevenir a doença. Os sintomas podem ser parecidos com os de uma gripe, como dor de cabeça e febre, até quadros mais graves, como problemas neurológicos.

Quando devo tomar?

A recomendação é se vacinar no mínimo 10 dias antes de iniciar a viagem, para que a imunização tenha 100% de efeito depois de aplicada.

Onde tomar?

Procure saber quais os postos de vacinação mais próximos de você oferecem a dose contra febre amarela. Caso a viagem seja para o exterior, verifique se o local também emite o certificado internacional. Você também encontra postos da Anvisa em aeroportos, como no Aeroporto de Guarulhos.

A vacina é segura?

A imunização é válida ao longo da vida - o governo federal e a OMS (Organização Mundial da Saúde) pedem somente uma aplicação. Há restrições somente para grávidas, crianças com menos de seis meses e mulheres que amamentam. A vacinação para pessoas com mais de 60 anos deve ser analisada a cada caso. Se necessário, é possível emitir um certificado de isenção da vacina.

Onde é obrigatório se vacinar?

Alguns países da América do Sul e da América Central passaram a exigir a vacina de febre amarela após os recentes casos da doença nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Fique atento às conexões aéreas: a vacina é exigida para as conexões ou escalas durante o voo (exceto Panamá), mesmo se o seu destino final não é em um país com risco de transmissão. Veja a lista completa:
Bolívia - a vacina será exigida para entrada na Bolívia a partir de 1º de maio, assim como a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação.
Venezuela - vai para Caracas, na Venezuela? É obrigatório tomar a vacina conta a febre amarela e apresentar o comprovante para emissão do certificado internacional antes do embarque para o país. A exigência está em vigor desde a última semana de março.
Colômbia - a vacina passou a ser exigida na Colômbia desde 1º de abril. Porém, a obrigatoriedade só é válida para as zonas de mata e rios, nos estados do norte e do sul e também nas áreas que fazem divisa com o Panamá. Em alguns dos destinos colombianos mais procurados na CVC a vacina não é obrigatória, são eles: BogotáCartagena e San Andres.
Panamá - o país passou a exigir a vacina de turistas brasileiros desde fevereiro. Seu voo inclui conexão no Panamá? A vacina não é exigida para as conexões, desde que o passageiro não saia do aeroporto.
Cuba - desde fevereiro, todas as viagens a Cuba precisam do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Lembrando que a emissão desse documento é um serviço gratuito e você também não gasta nada para tomar a vacina.
Nicarágua, El Salvador e Guiana - estes países passaram a exigir a vacinação contra febre amarela de quem sai do Brasil. As medidas foram oficializadas entre fevereiro e março deste ano.
Brasil - em uma viagem pelo Brasil também vale a pena considerar a imunização antes de ir para os estados do Norte, Centro-Oeste e Sul do país, assim como para o Maranhão, Piauí e no oeste e extremo sul da Bahia. A recomendação também é válida a quem vai para Minas Gerais, para o oeste do estado de São Paulo, norte do Espirito Santo e nas regiões norte, noroeste e serrana do Rio de Janeiro.
Veja outros destinos que exigem vacina contra febre amarela para viajar:
Caribe
BahamasJamaica
BarbadosSt. Maarten (voando American Airlines)
Costa RicaTrinidad e Tobago
Ilha de Martinica
América Central
Guatemala
Honduras
Belize
Suriname
Oceania
Austrália
África, Ásia e Oriente Médio
África do SulLíbano
Arábia SauditaMadagascar
AngolaMoçambique
EgitoNamíbia
Ilha MaurícioNepal
TailândiaNigéria
ÍndiaQuênia
BlangadeshRepública Democrática do Congo
BotswanaSri Lanka
ButãoSeychelles
CambojaTanzânia
ChinaTibete
CingapuraTunísia
FijiVietnã
FilipinasZambia
Ilhas MaldivasZimbabue
IndonésiaLaos

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Descubra tudo o que precisa para sua viagem a Jericoacoara!


A bela e pequena vila de Jericoacoara, no Ceará, é pura tranquilidade. Rústica e repleta de belezas naturais, Jeri – como é carinhosamente chamada - fica a 300 km de Fortaleza e é a escolha certa para quem gosta de sossego, aventura, natureza e quer assistir a um pôr do sol inesquecível. O destino é destaque na América Latina, já que venceu o prêmio Travelers Choice Destinos em Alta 2017, do Tripadvisor.
Antes de fazer as malas em direção a esse paraíso, pesquise os melhores pacotes para Jericoacoara e comece hoje mesmo a planejar as suas férias! Bora lá?

Como chegar em Jericoacoara

Chegar em Jeri não é moleza. Prepare-se para muita aventura, pois estradas asfaltadas não fazem parte de todo trajeto. Tudo começa com a compra das passagens para Fortaleza, com voo em direção ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Depois você poderá escolher como prefere chegar à vila, de carro ou ônibus.
Se escolheu a primeira opção a dica é alugar um carro e seguir pela rodovia CE-085 – leve mapas ou GPS, a sinalização não é das melhores – até Jijoca de Jericoacoara ou até a Vila do Preá. A partir dali o ideal é contratar um guia, já que as trilhas pelas dunas não têm sinalização e você poderá ficar perdido. Quem sai de Teresina deve pegar a BR-343 e seguir até a cidade de Granja, onde encontra o acesso até Jijoca.
No entanto, esse trajeto vai ficar mais fácil já a partir deste ano. Em 10 de junho de 2017, a CVC terá um voo fretado diretamente para Jeri! O Boeing 737-800 sairá de Congonhas (SP), com rota aos sábados, às 10h30, e chegando a Jericoacoara às 14h. A volta sai de Jericoacoara às 14h30, chegando a Congonhas, às 18h.

Agora, para quem escolhe ir de ônibus, o percurso é de 7 horas de Fortaleza até Jijoca, onde é feito o embarque no famoso pau de arara. São mais 20 km de sacolejo pelas dunas, pouco menos de uma hora. Tudo isso vale a pena quando os pés tocam as areias de Jeri e a paisagem surge diante dos olhos. Em tempo: é recomendável comprar sua passagem com antecedência!

terça-feira, 4 de abril de 2017

O pequeno pedaço do paraíso descoberto pelos hippies nos anos 70 continua preservando sua essência idílica. A beleza das praias e o cenário do Quadrado – a praça central da vila emoldurada por casinhas coloridas, um campo de futebol no meio e uma igreja o fundo – são os mesmos. 

Rio da Barra: Praia fica no caminho para Arraial d'Ajuda<br>
Rio da Barra: Praia fica no caminho para Arraial d'Ajuda
Foto: Jota Freitas (Bahiatursa)
Trancoso, entretanto, ganhou um upgrade que elevou seus serviços à categoria cinco estrelas - mas sem perder o charme, o astral e a ternura. 
No Quadrado, velas nas mesas ao ar livre convidam para o jantar

O povoado, hoje, tem pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes estrelados que atraem ricos e famosos. Mas continua sem iluminação pública no Quadrado, obrigando os estabelecimentos que espalham mesas e cadeiras embaixo das frondosas amendoeiras a acenderem velas quando a noite cai. 

O centrinho também permanece fechado para a circulação dos carros e algumas praias são acessíveis apenas depois de uma boa caminhada, como a deserta Ponta de Itaquena e a badalada Rio Verde, com clubs de praia que ca´pricham nos pufes, nos drinks e na boa  música. 
Independente dos estilos, as tribos só precisam entender o calendário de Trancoso para não terem o passeio frustrado. Caso o intuito seja fazer festa, escolha o Réveillon, quando o vilarejo fica completamente lotado. Já para curtir a essência tranquila do local, venha fora de temporada.

terça-feira, 28 de março de 2017

O título de Ilha da Magia atribuído à Florianópolis faz cada vez mais sentido. Capaz de reunir natureza e patrimônio histórico preservados com infraestrutura de cidade grande, a capital enfeitiça tanto os turistas que muitos acabam voltando... para ficar. Desde 2000, a população da cidade aumentou 35%. Também aumentou o número de carros, etc... Porém, junto com eles, chegaram novas e ótimas ofertas gastronômicas, glamour de sobra e intervenções para melhorar o trânsito (apesar de, na alta temporada, não ter viaduto, túnel ou ponte que dê jeito nos congestionamentos). 

São apenas 436,5 quilômetros quadrados, porém, capazes de abrigar praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casario colonial, sítios arqueológicos, boates concorridas e restaurantes estrelados. Haja encantos!

Os grandes atrativos de Floripa são as praias que dizem, chegam a cem. Em cada região, uma peculiaridade – no Leste, onde estão Mole e Joaquina, surf e paquera são as marcas registradas. 

Ao Norte, a badalação dos paradores de Jurerê atrai jovens dia e noite. Já as praias do Sul são as mais rústicas e têm como cartão-postal a intocada Lagoinha do Leste.

No quesito esportes, a ilha não é privilégio exclusivo dos surfistas. Generosa, incentiva à prática de muitos atividades dentro e fora d´água, como sandboard – descida de dunas em prancha de madeira -, windsurf, kitesurf e trekking.
Colonizada por imigrantes açorianos, a capital mantém em suas pequenas vilas as manifestações culturais e religiosas trazidas pelos portugueses. 

Nos povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa as heranças estão preservadas ainda na arquitetura, no artesanato em cerâmica e renda e na culinária, à base de ostras produzidas na região.

Falando em frutos do mar, eles chegam fresquinhos também às mesas dos restaurantes espalhados pela Lagoa da Conceição, no Centro da ilha. Por lá, concentram-se também a maioria dos bares, boates e cafés, garantindo burburinho e agito noturno o ano inteiro.
Ao Norte, a badalação dos paradores de Jurerê atrai jovens dia e noite